segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Caminhos


‘‘A verdadeira medida de um homem não se vê na forma como se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas em como se mantém em tempos de controvérsia e desafio. ’’
Martin Luther King Jr.
Grandes problemas e discussões acaloradas existem em qualquer relacionamento, seja ele familiar, amoroso ou de amizade. Isso não me incomoda, aliás, acho totalmente natural, as pessoas são diferentes e lidar com isso é um passo para o sucesso. Porém há aqueles que preferem se esconder, ficar em cima do muro, se esquivar e ainda, preferem o silêncio. Há esses refiro minha indignação, meu total áscuo, vejo neles fraqueza, pobreza de espírito. Os fracos não se arriscam, não tem a curiosidade de apostar em algo novo. O contentamento na mesmice, o pouco prazer em ser sempre o mesmo, não ter perspectivas de um futuro melhor, esses sentimentos obviamente são medíocres, entretanto os fracos compartilham dos mesmos.
Bem, toda essa indignação tem uma razão de ser, você irá encontrar uma pessoa com as referidas qualidades em sua vida. E o pior, pode ser que você venha a gostar dessa pessoa. Todavia, já ouvi falar que o amor e o ódio andam juntos, mas não precisam andar de mãos dadas. Questiono-me todas as manhãs, existe possibilidade de mudança nesses casos? Ser assim é ruim pra si e para os outros com quem se relaciona, nunca se posicionar diante dos problemas, causa uma grande frustração no outro, uma ansiedade brutal, é como morrer de fome e não poder comer.
Fraquezas todos nós temos, dias em que queremos desistir e jogar tudo pro alto, como fazem os adolescentes, com toda aquela deliciosa inconseqüência. Chega um belo dia que é necessário dar brecha para o amadurecimento de idéias e ações, colocar em prática o que foi construído durante esse período, a construção do caráter será posto á prova. As pessoas ao nosso redor, familiares, amigos e até mesmo a sociedade nos cobra uma postura social, teremos que saber como nos relacionar com todos, em vários ambientes e situações. Essas mudanças ás vezes são traumatizantes, drásticas e difíceis, mas são necessárias para o crescimento humano e social, e fugir das responsabilidades e compromissos é verdadeiramente a receita para a derrota e solidão.
Encarar as adversidades como uma forma de aprendizado e desenvolvimento racional é uma das melhores fórmulas para alcançar o sucesso. Não adianta querer viver uma adolescência tardia a vida inteira, inclusive, as pessoas acham engraçado á princípio, mas depois fica chato. Ninguém está disposto a se relacionar com uma pessoa que não gosta de conversar, que não expõe seu ponto de vista, que não vive a vida sem prospecção de futuro. Deixo ainda registrado que me irrita muito quando além de todos esses defeitos, ainda existe mentira. A mentira é sinceramente a destruidora de qualquer base nos relacionamentos, seja ele amoroso, fraternal, familiar ou profissional. Não existe confiança em pessoas que tem o péssimo hábito de mentir, ainda quando é uma atitude recorrente, que ás vezes em alguns indivíduos chega a ser crônico.
Enfim, é extremamente trabalhoso conviver e tentar mudar pessoas com esses tipos de comportamentos, realmente como disse uma amiga minha uma vez: “Você tem duas opções, largar e seguir adiante ou aceitar e conviver com essa pessoa, porém terá que sustentar essa decisão, mesmo que isso custe um alto preço, que você irá pagar com muito sofrimento.” E fé nesses casos ajuda bastante já que apelar para brigas e discussões sem sentido não adianta lá muita coisa. Mas como dizem os ditados dos avós, “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”.


Lucélia C. Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar >.<